domingo, 9 de dezembro de 2007

procurar o meio -termo-

A língua portuguesa é bela.
Tem actualmente duas principais funções. Se bem falada, se bem instruída e estudada, se inteligente e pertinaz, pode e deve ser usada para escrever um livro.
Se não, serve perfeitamente para lamber botas.
Quando Sua Excelência, o douto escritor "nobelado" (ou nublado) José Saramago atira para uma convenção, em que é suposto estar a representar o seu país, teorias caquécticas sobre a União Ibérica, fala-se no espectacular uso da palavra de um especialista na nossa língua. E, como em todas as corruptas "cortes" soviéticas, tão do apreço do escritor, aparecem atrás dele, todas vermelhinhas e lambonas, as línguas dos seus admiradores que vêm logo desenrolar-se das suas hediondas covas bocais para lhe proporcionar um perfeito engraxamento dos sapatos.

A escrita de Saramago é surpreendente. Nunca me cingirei ao argumento dado pelos seus inimigos de que a única razão para a sua escolha para Nobel de Literatura fora a necessidade de premiar um escritor socialista. O tempo tratou de refutar essa teoria, bem como a grande multidão de fãs que ganhou, dentro e fora de Portugal. E eu incluo-me dentro desse grupo de pessoas. Saramago será lembrado entre nós tal e qual como é visto hoje: um homem genial, cuja mentalidade é frustradamente ultrapassada, imbuído de um sentimento de solidão e ódio contra o seu país enorme. Saramago é a antítese dos restantes grandes escritores. Não possui a serenidade de Eça, o sonho de Pessoa, a jovialidade de Ferreira de Castro, a impertinência de Aquilino Ribeiro... no entanto, o seu génio de escrita ultrapassa estas características dos outros escritores.
É impressionante notar como alguém com uma pena tão leve, mas ao mesmo tempo tão carregada, possa debutar as palavras mais desajeitadas, e fazer passar ao seu país a vergonha e embaraço que os outros grandes escritores tanto reprimiam.

Quando o duque de Bragança, Dom Duarte Nuno, vem apelidar de "senil" o escritor, toda a matadumbe de admiradores incorre contra ele.
Para me introduzir perante o leitor, eu não sou monárquico, apesar de toda a minha admiração por D.Duarte, que eu considero um homem justo e inteligente.
Considero sim, que as monarquias ibéricas, caso estivessem as duas conjuntamente em funções, mereceriam o apelido de lacónicas e inteligentes! Quando o rei de Espanha manda calar um ditadorzeco da América do Sul e nós portugueses aplaudimos, porque não fazemos o mesmo quando o herdeiro da Casa Real chama de senil a um velho efectivamente senil, que alimenta o seu ego ao lançar vitupérios à Pátria, tais como o de invalidar a sua independência?!? Em vez disso, toda a blogosfera critica e lança-se sobre a "Augusta personagem". Que não é. O Duque não fala em nome da Monarquia, fala em nome de uma mentalidade, directamente ligada à nacionalidade, e tem todo o direito e obrigação de o fazer. E eu apoio-o.
Saramago usa ilegitimamente a sua preponderância no meio cultural para semear a discórdia e o boato, e a controvérsia é a sua única arma. Ou é o que ele pensa.

De todos os maus tratos que Portugal lhe fez, Saramago concedeu-lhe o pior. Recusou-se pura e simplesmente a aceitar o encargo, tão facilmente dado mas tão custoso de suportar, de representar o seu país.
Na semana em que Portugal, qual "cabeça da Europa", reabre o diálogo entre Estados Europeus e Africanos, atinge um auge de confiança e notoriedade mundial raras vezes conseguido por nações mais fortes e ricas, Saramago tinge irresponsavelmente este manto com a sua impunidade, a sua desfaçatez e bacoquice. A importância que lhe concedemos agora é a mesma que concedemos a um animal raro exposto num circo, um com uma aparência extravagante e pitoresca, que não consegue mais do que uma insignificante admiração no intervalo das suas piruetas.

13 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro inteiramente apoiado, viste um dos sites associados do IDP cujo presidente é D.Duarte.

Sites associados a D.Duarte :

http://www.causa-monarquica.tk
http://www.democraciaportuguesa.org/

E o forúm Democracia Real

http://democracia-real.goo-board.com/

Abraço

E Viva D.Duarte !!!

Unknown disse...

E já agora convido-o para o meu blogue da Democracia Real

http://democracia-real.blogspot.com/

Abraço e Viva o Rei!!

Sara Morgado disse...

Eh pá, vamos a isto: comparar a inteligência do Saramago à do D. Duarte.
Certo.
Não sou fanática pelo Saramago; é claro que ele está velho. Mas mesmo velho não precisa de se pôr em bicos de pés para ficar maior que o D. Duarte. O D. Duarte, com menos uns quantos anos, consegue ser mais senil ainda.

Ter das pessoas mais corruptas, as que mais roubam ao povo e vigarizam em todos os governos mundiais, ter tendas de circo e dos melhores hóteis do país para ditos senhores que comem ouro e diamantes ao lanche (e que vem dos bolsos de outros) enquanto a população morre por um bocado de nada, é triste e é mau. Se Portugal passa por um momento de notoriedade, isso não é tão benigno assim. O Saramago devia acabar com uma gargalhada final.

Viva a Nova Democracia e os valores e as tradições!

Qual praga de insectos.

D. disse...

vou vomitar...
ok, já passou. Espero não estar a ser imparcial ou a ir contra a minha pátria, mas não é D.Duarte que é senil? acho que o país tem mostrado que sabe desprezar os seus génios e sabe bem perceber que um deles simplesmente não precisa deste país e não fica à espera de que alguma vez ele lhe reconheça a genialidade. Talvez depois de morrer, como aconteceu com todos os grandes nomes da música e literaturas e artes portuguesas. Saramago apenas não se conforma com o ter de morrer à fome e no esquecimento dentro de um país que é demasiado retardado e que confunde sucessivamente a escrita do senhor com o seu partido político.
por fim, embora de facto dê vontade de calar o Chávez, temos de nos lembrar que antes de ele ser o Chávez é o representante do povo da Venezuela, que se saiba, até agora, democraticamente eleito. se de facto os Reis tivessem bom senso, ou pelo menos capacidade e legitimidade popular para ocupar o cargo de Chefe de Estado, sabiam que embora por vezes tenham impulsos face às barbaridades dos seus pares, têm de manter a postura. em nome da democracia.

Anónimo disse...

Saramago génio ?

Quanto a republicas deixo um pensamento muito simples para as senhoras :

“Porque razão só a partir de 1974 as mulheres passaram a votar ?” Será a menina de peito ( personificação da republica ) ao leu democrata ?

Se é teve Alzeimer durante muitos anos …. 64 anos precisamente

Pensem bem nisso ...

p.s. : D.Duarte é mesmo engenheiro pela Universidade de Genebra e não supostamente como o Fócrates

D. disse...

vou vomitar... desta vez a sério.
hum, deixa-me ver se encontro onde anda aquilo que explica que... ah... pois, na monarquia não vota ninguém, está certo. ou será que foi em 1974 com aquela revolução monarca que as mulheres começaram votar.. oi, deixa-me pensar melhor nisto...eh pah, que cena.

Sara Morgado disse...

Espere espere, então a Monarquia teve Alzheimer durante... nove séculos?

Bolas.

Manuel Marques Pinto de Rezende disse...

a democracia moderna (desde 1820 em Portugal) é democrática Daniela.
os principais avanços sufragistas deram-se durante a monarquia constitucional.
infelizmente a cimeira áfrica não é perfeita. temos o azar de, para chegar aos poucos países democráticos e bem-intencionados, termos de passar por líderes ditatoriais e sanguinários. mas o mundo nunca será perfeito.
quero agradecer ao rui vilela os comentários, já tinha visto o seu trabalho e admiro muito todo o esforço que dá à causa.
cá em casa somos monárquicos de maioria, excepto eu, que sou um democrata liberal republicano. ou, como diz o meu pai, um "valente chato". se bem que, enquanto representante da pátria, a solução monárquica não raras vezes me tem parecido a mais inteligente.
minhas amigas e adoradas "vermelhuscas": vamos a discutir com menos ânimo e mais cabecinha.

Anónimo disse...

de facto, estou inteiramente de acordo contigo!! Saramago apesar deo seu genio na escrita é uma vergonha para o nosso país! um homem tao inteligente deveria saber um pouco sobre a historia de PORTUGAL, sobre D.Afonso Henriques, sobre as conquistas... sobre tudo aquilo que permitiu a criação deste lindo pais que é o NOSSO!!! tendo em conta isto, Saramago ao enunciar a possivel criação de uma União Ibérica que iria juntar PORTUGAL a espanha demosntra um ENORME desrespeito por todos aqueles que lutaram e por todos aqueles que morreram pelo objectivo de criar o nosso pais, desde a condado portucalense, passando pelos descobrimentos, etc...ahhh sem eskecer que foi graças aos reis de espanha que perdemos muito do nosso territorio que tinha sido conquistado ( dinastia filipina)!! por isso...Saramago, antes de dizer alguma coisa, como homem inteligente que é, pense no que vai dizer! e acima de tudo tenha orgulho na sua Nação...no seu país...no seu PORTUGAL!!!

Anónimo disse...

correcção... NO NOSSO PORTUGAL

D. disse...

mais cabeça? mais cabeça do que reconhecer que a monarquia não é de democrática e não tem a mesma legitimidade que uma república democrática? don't think so...

Sara Morgado disse...

Eu não me importava nada de pertencer a Espanha e não tenho orgulho no meu país. Não tenho orgulho no meu país nem em nenhum outro. É tudo um amontoado de terra e pronto.
Que se lixe a história. Se nos poderiam oferecer melhores condições de vida, o que interessa que há não sei quantos anos nos tiraram a independência? O que nos interessa os reis e os condados e os descobrimentos e as épocas bonitas?
Porque é que uma linha que não existe nos aumenta a inclinação do nariz?
O Saramago devia ser, de facto, uma vergonha para o País: por Portugal ter ideias tão mesquinhas e dignas de beatas ao considerá-lo aquilo que consideraram.

E se fossemos espanhóis tínhamos um Primeiro Ministro bem mais catita.

Anónimo disse...

Opah!! essa linha inexistente é o que nos deve diferenciar dos outros povos! cabe-nos a nós como portugueses, acreditar no nosso país e fazer o melhor para evoluirmos a todos os niveis! um simples exemplo disto é o Japão: depois de levarem com bombas atomicas "na cabeça" que os deixaram totalmente destruidos, o povo uniu-se, trabalhou, esforçou-se, por um país melhor chegando ao ponto de forncerem ás empresas os seus proprios aumentos salariais para que as empresas evoluissem tornando-se mais competitivas!!! Um povo unido em torno da Nação faz maravilhas!! E quando surgem dificuldades nao devemos fugir para a soluçao mais fácil (que neste caso era juntar-nos á espanha)! á a lutar e a acreditar em nós proprios, explorar as nossas capacidades e a potencialidade do nosso territorio para que possamos evoluir e talvez transformar-mo-nos num país tão ou mais desenvolvido que a propria espanha! um exemplo das nossas potencialidades são os recursos renovaveis : o nosso país é dos poucos paises em TODO o mundo que pode produzir TODO O TIPO DE ENERGIAS RENOVAVEIS...TODO!!! e é so um exemplo dos muitos que existem! E sim, devemos ter em conta os nossos antepassados que nos permitiram dizer " EU SOU PORTUUGUES"...temos uma historia invejavel e devemos louvar isso!!
Não...nao sou um patriota fanatico como podem estar a pensar...sou apenas um portugues, com alguns conhecimentos e que sabe que o bem do nosso país depende de NÓS e de mais ninguem!! quanto a José Saramago...louvo o facto de ter recebido o premio nobel da literatura pois esse premio nao se recebe por acaso...mas quem desrespeita a sua propria identidade revela pouca personalidade!!!!

eXTReMe Tracker