segunda-feira, 7 de maio de 2007

A Semana em que o Mundo mudou

Geralmente, as pessoas não se dão conta das mudanças que acontecem no Mundo, e como essas mudanças afectam as nossas vidas. Pode ocorrer um tufão devastador no Japão, destruir a linha de costa do antigo Império do Sol Nascente toda, e mesmo assim as pessoas, especialmente se essas pessoas forem portuguesas, não vão sequer dar o relevo de importância merecida à coisa. Experimentem chegar no meio de um centro-comercial, especialmente na hora de ponta dos centros comerciais portugueses, que se estende desde as 8 da manhã às 11 horas da noite, agora ia-me enganar no til da palavra manhã, e gritem algo do género "Ocorreu um tufão devastador no Japão, que destruiu a linha de costa daquele que dantes era o antigo Império do Sol Nascente!", e muito provavelmente 70% das pessoas não sabem o que é um tufão, 20% não entendem o significado do verbo "devastador", 5% não ouve porque já está em morte cerebral por ter de levar todos os domingos com a mulher e filhos que passam a vida na porra do Arrábida Shopping, que se soubessem tinham ficado a jogar matrecos com a malta do Grinjas Bar em vez de ter ido ao próprio casamento, 4% já morreu cerebralmente, e 1% restantes são amigos e respectivos familiares que passam muito tempo no centro comercial e que eu não quero ofender.
Mas os acontecimentos desta semana foram espectacularmente alucinantes, errr, foram assim giros.
Por exemplo, França: Joana D´Arc perdeu as eleições, ups, digo, a Sigólenas, deveras muito bela senhora, não que se queira discriminar a mulher na politica apenas usando como referência a sua aparência física, mas Ségolène, politicamente, só tem como atributos a sua aparência física. Foi o discurso mais vazio desde o presindente da nossa República no 25 de Abril. Assim, a França sai de um período de decadência e degradação, de falta de identidade nacional berrante e défice de inovadorismo económico e produtivo, sobre a alçada de Chirac, para entrar noutro completamente igual, só que desta vez com Sarkozy no poder. E é justo ser assim mau pa nova cena política francesa, não podemos no entanto decorrer em grandes exageros, pelo pouco que pude ver, a França está a par de uma geração nova de políticos mais que capaz de a renovar, a bem ou mal.
O caso da Turquia ainda é mais extraordinário, pois este extraordinário país tem agora duas soluções no seu caminho : ou tornar-se uma democracia islâmica, debaixo do governo daqueles fofinhos do APK, maior partido turco, ou enveredar pela ditadura militar laica, e ainda dizem que por aqui é que se fazem as coisas tortas, olhem para os turcos e verão a maior contrariedade do século, onde já se viu militares a lutar pela laicidade, a verdade é que a Turquia quer afirmar-se como um País europeu, é um país europeu, e enquanto não o aceitarmos como tal, está muito propício a cair nas garras de um mundo islâmico enraivecido contra o Ocidente, grande problema porque se o Ocidente não fôssemos nós, seria o problema de outros.
No entanto, a tabela de extraordinariedade continua bem portuguesa, porque numa semana, a 2º televisão privada deixa de ser privada, para ser privada mas com um política governamental de "és livre mas pelo sim pelo não nós temos um tipo dos nossos ,sem experiência mas olha, a inspeccionar isto". Venham daí e digam, se não é na Turquia, ou mesmo na decadente França, que se está melhor...
Solução passa pelo vinho... em bebê-lo, não em exportá-lo.

Franz Ferdinand - Drinking Wine In The Afternoon

2 comentários:

Anónimo disse...

era o norteshopping, norteshopping!!

a semana em que mudou o mundo nao sei, mas a semana em que eu quis mudar o mundo já aconteceu, e a partir daí tem sido uma vontade constante. E deves perguntar a razão para tal vontade, ora de muitas existentes e bem coerentes eu tenho a mais estapafúrdia..imagina um pseudo homem, que aparentemente é dotadíssimo de tudo um pouco e que, após estar durante uns miseráveis 5 minutos dentro de um shopping, começa a apresentar uns sintomas esquisitíssimos, que se chega a supor que seja uma grave crise vesicular. É importante mencionar o pormenor de que do lado exterior do shopping chove torrencialmente. Ora, perante tamanha indisposição sem causa aparente, resolve-se sair do shopping e enfrentar aquela chuveirada toda, porque o importante era chegar a casa. Contudo, o mais engraçado é que a chuva em vez de provocar o agravamento do estado de saúde desse pseudo homem, deu-lhe antes um ar completamente recuperado, notava-se apenas um bocadinho de desilusão no olhar para qual eu tenho duas teorias: poderia ser por sentir que, de certo modo, decepcionou a namorada; ou então, a decepção era consigo mesmo, ao tomar conhecimento que não consegue andar dentro de um shopping. Eu pessoalmente, não tenho o mínimo interessem em saber qual das duas, estava na causa do teu ar desiludido..talvez nem fosse nenhuma!
Enfim, procuro homem ocidental que consiga permanecer mais de 5 minutos dentro de um shopping..eu costumo demorar cerca de 6 minutos a comprar uma peça de roupa :'DD

<3 beixinho, beixinho*

João Fernandes disse...

Pah entre a Ségoléne e o Sarkozy sem dúvida que teria que votar na Ségonléne, não por ser de esquerda, mas apenas porque N.S. está a tentar criar um estado francês musculado que irá a seguir a politica "totalitária" que o governo de direita em França pretende.
Já para não falar que a estratégia de Sarkozy para a imigração e para as diferentes etnias não irá ser eficaz, e irá ter em linha de conta o amigo disfarçado Le Pen.
Os franceses votaram e elegeram o canditato de direita como o seu representante, não considero como a melhor opção, mas visto que nem em Portugal temos um governo decente, não posso culpar os franceses pelas suas escolhas.
Hoje em dia na Europa e no mundo são poucos os sistemas quer de esquerda quer de direita totalmente eficazes e não se pode estabelecer uma comparação entre governos de países diferentes. Mas que nenhum se encontra perto da verdadeira democracia é um facto

eXTReMe Tracker