domingo, 23 de novembro de 2008

Défice de Honestidade

Ao invés de aplaudirmos actual Governo pela redução do défice público, devemos ter em linha de conta as variáveis alteradas para a prossecução de tal objectivo populista (objecto hermético). Variáveis que muito raramente são referidas. Vejamos o seguinte quadro, respeitante ao lapso temporal 2004-2009:


Podemos ver que, para além do crescimento económico inexistir, o rendimento por habitante decaiu mais de um por cento; o endividamento da economia é preocupante; a carga fiscal aumentou (a nível comunitário ainda sobra margem para aumentos); bem como o desemprego. O despesismo e a falta de investimento (investimento consciente e empenhado no progresso, não obras públicas, as eternas obras de Santa Engrácia!) merecem particular enfoque.

11 comentários:

Anónimo disse...

Eu as vezs n sei o k e k "vcs" kerem. Defice e important e dps ja e demagogia, o estado dve afastar.s ms a governo e responsavel p td o k d mau acontece, o inv dve ser reduzido ms dps e uma prioriadad. Decidam.se para dps eu poder atacar.vos como merecem.

Ary disse...

Desculpem a escrita de há pouco, mas estava a escrever num telemóvel e escrever correctamente num telemóvel dá muito trabalho =/. (isto não precisa de ser aprovado, é só para me justificar perante os autores do blog que não devem estar habituados a "ler-me" assim)

Manuel Marques Pinto de Rezende disse...

a parte do "vocês" está muito bem posta em parêntesis. esse "vocês", de facto, é mesmo muito abstracto e de difícil definição, tal como compete aos parêntesis.
a opinião de um autor do café odisseia não vincula a dos outros. no entanto, regra geral, concordámos. como agora.
assim, fico eu de defender a honra da casa nesta aqui.
de facto, défice é importante. de facto, excessiva obsessão pelo défice é demagogia. nem tanto ao mar, nem tanto à terra.
o estado deve, sim, afastar-se. no entanto, os "vocês" (serão os liberais estes "vocês") concordam que o governo deve honrar os seus compromissos.na sua esfera de acção, que se quer reduzida, é ainda detentor de responsabilidades. prefiro governo limitado e responsável, a modelo estatizado e irresponsável. nem sempre se deve culpar a mão invisível pelas asneiras que se faz, até porque a mão invisível não escreve leis, visto a sua invisibilidade impossibilitar pegar em canetas (q.e.d.)
e não, o investimento não deve deixar de ser reduzido, no entanto, deve ser reconduzido. se se gasta estupidamente, saem resultados estúpidos, e fica o país no ram-ram estúpido a que estamos habituados.

por isso, caro ary, decida-se primeiro que são os "vocês" para nós podermos responder-lhe aos ataques como deve ser, como merece =)

Ary disse...

Acho que percebeste quem são os "vocês" tão bem quanto eu, pelo contrário continuo sem perceber muito do que disseste. Resta-me dizer que não são "parêntisis" são (aspas) ...

=P

Manuel Marques Pinto de Rezende disse...

felizmente ainda pude entrar em direito com filosofia e história.
olha só se já nessa altura eles preferissem definitivamente os bons-escritores aos livres-pensadores?

Ary disse...

Presunção e água benta ... =P Eu entrei com Português e Filosofia ... deve ser por isso ...

Ary disse...

Será que esta foi uma "observação insultuosa"?

Manuel Marques Pinto de Rezende disse...

penso que não...
se fosse não passava no "lápiz-azul"

Ary disse...

A BBC é tão condescendente .... =P

Manuel Marques Pinto de Rezende disse...

infelizmente é por pouco tempo, não tarda e temos isto ocupado pela delegação revolucionária socialista do café odisseia.

nessa altura até tu ary vais ser considerado um reaccionário...

Ary disse...

comité manuel...

eXTReMe Tracker