quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Agitar as Águas


Vive-se bem no Eliseu e Sarkozy, apreciando a vista, tem razões para se sentir realizado. Ponhamos as lições em dia: uma prontidão irrepreensível na resolução do conflito na Geórgia (“Sarko doma o urso" – Newsweek); e uma notável campanha na amenização dos danos da crise financeira. A comunidade internacional reconhece-lhe o mérito e, quem o apelidava de “homem perigoso” no início do mandato, agora não se cansa de elogiar as suas ideias sociais-democratas.
A nível interno Sarkozy exala de satisfação. Sobranceiro, observa a selvajaria em que se afunda o PS, dividido entre Ségolène Royal, Martine Aubry e Bertrand Delanoe.
Assim sendo, o principal oponente de Nicolas parece ser, fiemo-nos nas sondagens, Olivier Besancenot, um carteiro de 34 anos, trotskista e amigo de Francisco Louçã. Ora, este carismático revolucionário (alguma imprensa francesa trata-o assim), membro do partido LRC (Liga Comunista Revolucionária), pretende lançar, nas próximas semanas, o NPC (Novo Partido Anticapitalista), prova cabal da sua intolerância! Considero que o prefixo anti, só deve ser empregue em antifascista, antimaoísta, antiestalinista, etc. Assim como seria escandalosa a criação de uma frente anticomunista, este NPC deve ser encarado com desprezo, com a repulsa que qualquer iniciativa atentatória à democracia merece!
Vem, então, Olivier Besancenot, rapazola de um só livro, com promessas de aumentos salariais de trezentos euros nas franjas sociais mais desprotegidas (pura demagogia, retórica tão oca quanto alucinada) e a sua Frente de Intolerância, apregoar um cartilha coberta de pó e apontar o dedo a Sarkozy. Esperemos que não passe de um fenómeno sazonal!

1 comentário:

Anónimo disse...

Já ta!

eXTReMe Tracker