sexta-feira, 30 de novembro de 2007

de ratio patriae

Os males da Pátria:

Os políticos:

Dois partidos "centrais", vazios de ideais, confusos quanto à direcção a tomar, provenientes de extremos ideológicos diferentes, mas tão iguais em mesquinhez e podridão, que já se dão ao luxo de trocar de políticas ocasionalmente, sem ninguém se lembrar de protestar. Estão viciosamente dependentes um do outro, apesar da rivalidade.
Dois partidos de Esquerda pura, um velho e decrépito, em avançado estado de síndrome de Alzheimer, que vive inteiramente da memória de uma revolução há muito esquecida. O outro, jovem e enérgico, se bem que dopado, pretensioso e inconsciente, indeciso entre seguir o caminho do Estado de Direito ou o caminho da anarquia bakuniana. Vive inteiramente na ideia de uma revolução há muito despronunciada.
Um partido Popular impopular, fascizado pelos rivais, ostracizado pelos eleitores, estupidificado pelos líderes.
Em resumo, uma classe demagoga e incapaz de levantar um dedo que seja pelo País, que levanta questões inúteis para dar um "ar" de democracia.

A elite:

Anualmente alimentada por novas fornadas de mau gosto e imoralidade, a elite do País serve para influenciar negativamente as restantes classes. É uma espécie de doença que todos querem contrair.
Esta cada vez mais aberta ao novo-riquismo, se bem que este se esconda sob o manto de uma aristocracia eminentemente inexistente.

O espírito:

Uma nação sem espírito, sem objectivos, isenta de obrigações e princípios, ostensivamente católica, menos quando se trata de afirmar o laicismo, altura em que toda a sociedade desata numa perseguição aos frades que em tudo se assemelha às cenas de caça inglesas.
Tão fraco é o espírito, que a filosofia é considerada um luxo, e todas as atenções se viram para as seitas transatlânticas de culto megalómano. Reina a desmoralização e o materialismo.

A força:

Uma polícia abandonada e desacreditada, um exército fidelíssimo, competente e quase inutilizado, virada a primeira contra os cidadãos, longínquo o segundo.

O povo:

"Humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, não se lembrando nem donde vem, nem donde está, nem para onde vai, um povo que eu adoro, porque sofre e é bom."citando, com toda a concordância, Guerra Junqueiro

O ensino:

Fraco, anarquizado, selvaticamente sodomizado pelo sector privado que devora todo o tipo de poupança, entregue às feras, abandonado a uma classe empobrecida que o destrói e abandonado por uma classe enriquecida que o despreza. A qualquer dia espera-se que, na senda de liberalização de costumes, se comece a prescindir de professores.

Solução - aos políticos, ideias e raciocínio.
à elite, exemplo e inovadorismo
ao povo, um enorme pontapé no rabo, "porque se não acordamos agora, é mais tempo que nos obrigam a ficar deitados".

4 comentários:

Miguel... disse...

Pronto eu não concordo com a parte do estupidificado pelos lideresem relação ao PP,sou um dos 3 portugueses que gosta senhor Paulo Portas! De resto sou infelizmente obrigado a concordar contigo!

D. disse...

em relação aos partidos bem apanhado, sem dúvida, embora esteja ideologicamente perto de um deles, concordo com os defeitos que lhe apontas. quando à educação, não concordo. empobrecidos de espírito há em todo o lado, só por dizer que uns se têm de esforçar e os outros não. xD

Sara Morgado disse...

Foi um grande apanhado, é verdade. Concordo com quase tudo. Não concordo com o ensino e com o espírito. A maioria sempre foi calada e ignorante, mas muitos outros se levantam.
Acho que tens razão, sim. Mas quase quase a tocar o saudosismo.
E a última frase está muito boa :)

Joana Tinoco disse...

sabes qual é o verdadeiro mal dos portugueses? e que todos criticam, todos lançam palavras inteligentes sobre o cer e o errado, todos pedem mudança..mas ninguem poe de lado a sua comodida para realmente mudar! quem tem boas ideias, com bases bastante solidas, e considerado sonhador e de certa forma um palerma que nada percebe de politica, sem apoios nao vai a lado nenhum!! os que nada fazem continuam la a rir-se dos pobres coitados que estao nas salas da segurança social! e esas mesmas pessoas onde estao quando é para ir as urnas e tentar mudar alguma coisa n pais? estao em casa a reclamar que o pais nao anda para a frente!!
o pais nnc andata para a frente se nós nao fizermos nada!!
temos direitos que por vezes ignoramos e nao deviamos!!

eXTReMe Tracker