Leio hoje no artigo de Rui Tavares que Portugal tem graves problemas de desigualdade. Os 20% mais ricos são 8 vezes mais ricos que os 20% mais pobres. Isto não é surpreendente. Reparem:
1. Oito vezes é a relação aproximada entre uma reforma de um trabalhador de topo da administração pública e o trabalhador médio do sector privado.
2. Oito vezes é a relação aproximada entre o rendimento de Lisboa, onde se centra a administração pública, e o rendimento no vale do Ave onde se centra parte da indústria exportadora.
3. Oito vezes é a relação aproximada entre o custo de uma obra pública em Lisboa e o custo de uma obra pública no Porto.
4. Oito vezes é a relação aproximada entre os salários de topo da administração pública e o salário de um licenciado em início de carreira.
5. Oito vezes é a relação aproximada entre o rendimento dos assistentes sociais e o rendimento das pessoas que eles supostamente ajudam.
6. Oito vezes é a relação aproximada entre o rendimento do eleitor típico do BE e o rendimento do eleitor típico do PSD no Vale do Cávado, Vale do Ave e Vale do Sousa.
Como explicar a ubiquidade desta relação de oito sabendo-se que o Estado Social consome 50% do rendimento nacional? Creio que a resposta é evidente:o Estado Social consome 50% do rendimento nacional.
quarta-feira, 18 de março de 2009
A Teoria do 8
Etiquetas:
socialismo de miscelânea
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário