quarta-feira, 10 de junho de 2009

Hoje, no país dos feriados (II)

Dos quinze feriados portugueses, oito são religiosos. É interessante ver como as hostes anti-clericais se assanham ao mínimo sinal de vida da Igreja e, contudo, permanecem serenas perante todas estas comemorações. Do que resulta o seguinte: maior que a aversão destes indivíduos à religião ou à Igreja é a sua aversão ao trabalho!

3 comentários:

Hugo disse...

Os feriados são necessários e saudáveis acredito eu.

Se é verdade que a sua nomenclatura me ofende, não é menos verdade que esses mesmos feriados poderiam existir sem esses títulos religiosos.

Apesar de tudo um ateu pode obviamente festejar o natal sem ser hipócrita celebrando um momento cujo algum significado lhe dará.

Assim o feriado poderia existir e com mais propriedade, nestas alturas com outros nomes(dando aí sim os religiosos o significado e celebrando como bem entendessem)ou com o nome do dia(feriado do dia 1 dezembro, o dia 25 abril).

O feriado não serve para os religiosos praticarem os seus cultos, é uma minoria que o faz.

Portanto o feriado, como dia de descanso, deve então ser dado a cada um para o usufruir como bem entender. A nomenclatura nestes casos é produto da tradição, mas de uma tradição que já hoje no estado como o temx e vemx não faz sentido.

Haja Feriados sim! para os ateus também, que no final das contas tambem são filhos de Deus.

:D

Pedro Jacob Morais disse...

Vou começar a utilizar os teus comentários para fazer posts, Hugo. Gosto bastante deles:)

repara, posso sempre argumentar com uma treta existencialista...

hoje estou a defender que os feriados a mais retiram sentido à vida. e como o existencialismo não se preocupa muito com crentes e ateus, os feriados retiram sentido à vida de ambos.
como tal, necessitamos de pôr termo a estes oito feriados religiosos e substitui-los por um aumento de 50% da jornada de trabalho..

aqui está a minha posição, ancorada no existencialista mais irritante do século passado - Sartre!

Hugo disse...

Pensei que era uma manobra de marketing da igreja...só os que fossem católicos poderiam "faltar ao trabalho"...era ver os números a crescer!!! :D

Fim aos feriados então!! (que são profundamente discriminatórios, vejam pessoas como nós que temos prazos(exames) e não podemos usufruir destes feriados!!

PS: e fico sensibilizado com o elogio. obrigado

eXTReMe Tracker