sexta-feira, 25 de setembro de 2009

energia livre

no VidaEconómica


O mercado liberalizado de electricidade completou três anos com números sem precedentes, 238 mil clientes, entre domésticos, empresas e grandes indústrias, número 20 vezes superior aos verificados em Setembro de 2006.

Quase um terço da electricidade consumida no país, em Julho, chegou aos consumidores através do mercado liberalizado, o que acontece pela primeira vez desde o seu arranque. A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) acaba de anunciar que o consumo de electricidade no mercado liberalizado, no referido mês, foi de 28,7%.

Os números da ERSE indicam um crescimento médio de cerca de 70% até final de 2007 e de cerca de 8% desde o início de 2008 até ao presente. Ou seja, em Setembro de 2006 o número de clientes no mercado liberalizado da electricidade era de 11 382, em Julho deste ano esse valor passou para 238 581.De acordo com a ERSE, "o crescimento continuado do mercado liberalizado desde o início de 2009 sucede em paralelo com a redução da concentração empresarial neste mercado, com perda de quota do principal operador (EDP Comercial) e maior dinâmica dos restantes operadores (Endesa, Unión Fenosa e Iberdrola)"

Assim, a EDP Comercial manteve-se em Julho como o principal operador no mercado liberalizado, com 63,6 % dos fornecimentos, com a Iberdrola a reforçar a condição de segundo operador (16,8%). Já a Endesa forneceu 14% do consumo no mercado liberalizado e a Unión Fenosa cerca de 5,8%.

A ERSE assinala ainda que "com o crescimento do mercado liberalizado em 2009 todos os comercializadores crescem em volume, mas a EDP começa a perder quota de mercado" em resultado do crescente aumento de concorrência.

Sem comentários:

eXTReMe Tracker