terça-feira, 9 de setembro de 2008

quem sabe...

texto de Francisco Proença de Carvalho no Blogue Atlântico

A alternativa do PSD

“(A prioridade do PSD no plano económico) é reduzir a fiscalidade ligada à criação de emprego.” Manuela Ferreira Leite no discurso da Universidade de Verão.

Generalizou-se a opinião de que entre PS e PSD não há diferenças. A vox populi até diz que é tudo a mesma m….
Não tem que ser! Muito menos o PSD se pode convencer disso ou conformar-se com essa ideia.
É um facto! Há questões em que não têm que existir divergências entre os dois únicos partidos com capacidade e ambição de governar, como por exemplo, a segurança e a política externa. Mas há outras em que é fundamental que o PSD crie e explore essas diferenças. Só assim terá condições de ambicionar uma vitória eleitoral já no próximo ano.
Não obstante a coragem e espírito reformista do seu líder, o PS continua a ser um partido marcadamente estatizado (provavelmente para lamento de José Sócrates). As suas reformas estão quase sempre envoltas no intervencionismo do Estado. É assim na Saúde, na Educação e, em larga medida, na própria Economia. Ora, a única hipótese do PSD ser uma alternativa, é arriscar, é mostrar que as reformas podem ser feitas numa perspectiva diferente. O PSD de Ferreira Leite é o único partido com meios e capacidade para explicar aos Portugueses que políticas verdadeiramente liberais libertam o Estado para funções sociais, tão necessárias em momentos de crise. Infelizmente, o CDS não existe. Sobrevive entre tendências liberais e tendências democratas cristãs (o que quer que isso signifique) e está amarrado a um líder com mérito, mas que, por seu lado, também vive amarrado ao seu próprio passado.
Muitos perguntam (com razão): Face ao seu historial político, terá Manuela Ferreira Leite condições para protagonizar uma mudança liberal? Não seriam Passos Coelho e até Menezes mais liberais?
Talvez! No entanto, é preciso entender a Ministra Ferreira Leite à luz das circunstâncias em que exerceu a governação. O que fez e pensou no passado, não tem forçosamente que se repetir no presente. Neste momento, tem, pelo menos, uma grande vantagem em relação aos outros líderes: credibilidade. Ainda merece crédito e confiança dos Portugueses. Deveria aproveitar esses factores para marcar a diferença em relação ao PS. E essa diferença só pode ser liberal.
Haja esperança e coragem…

9 comentários:

Anónimo disse...

Pior do que ler que és do PSD só ler que apoias John McCain. Espero que nao seja o caso, senao perdeu-se uma grande mente por Portugal.

Manuel Marques Pinto de Rezende disse...

anónimo,
se ser do PSD é optar por um governo limitado e reduzido, um Estado focado nas essenciais necessidades dos cidadãos, com uma política liberal tanto de costumes como no que toca às oportunidades empreendedoras, nesse caso sou PSD. Quando o PSD não é nada disso, não sou.
E não, não é o caso, não suporto McCain. Se ler os textos mais abaixo nota isso. Na minha opinião, nenhum ser decentemente conhecedor de política deve optar por arriscar a sua preferência em McCain, nem em Obama. Só a desprestigiosa campanha que os dois lançam contra o seu designado rival, é prova do estatuto de "show biz" da democracia americana.
muito obrigado pela sua qualificação, mas não penso de maneira nenhuma que eu sou uma "grande mente". mas numa coisa tem razão, sou definitivamente "por Portugal".

Anónimo disse...

E foderem umas gaijas nao??Panulas do crl

Manuel Marques Pinto de Rezende disse...

ahahahaha

de facto anónimo, ou podes ser um bom brincalhão e reconhecer a diferença entre uma vida social saudável e uma vida sexual intima que não proíba os interesses na sociedade, ou podes ser um escroto de merda, e com certeza deves mijar sentado na pia.

Anónimo disse...

Ola pessoal.....Este blog O Terceiro Anónimo ta mesmo bom gostava que o autor deste blog elabora-se mais um chamado o Terceiro Calhau e o personagem principal do blog o dono desta merda deste blog porque este tem tanta merda a cheirar mal que mais vale chamar a asae pa fechar esta merda

sem mais nada a dizer desta merdice

beijoo po hitler desta merda

Manuel Marques Pinto de Rezende disse...

Heil Hitler patrícia,

de facto, este blogue mantém-se apartado da tirania da ASAE há muito tempo.
caso venhas tu a chamá-la, podes acreditar que vou exercer o meu direito de resistência.

beijos para o "acontecimento mais grotesco deste blogue" =)

Anónimo disse...

«(...) o dono desta merda deste blog porque este tem tanta merda a cheirar mal que mais vale chamar a asae pa fechar esta merda

sem mais nada a dizer desta merdice

beijoo po hitler desta merda»

> Uma verdadeira prosa este comentário.

O terceiro anónimo aprecia leitores tão efusivos, pelo que vai considerar a proposta do terceiro calhau. Agradecendo, igualmente, o saboroso momento de entretenimento merdento proporcionado.

Anónimo disse...

é mt hatemail...lool

Manuel Marques Pinto de Rezende disse...

de facto, é este tipo de coisas que fazem com que tudo valha a pena

eXTReMe Tracker