sábado, 13 de junho de 2009

O Conservadorismo do Bloco de Esquerda: porque é o BE um partido antigo

Repare-se: o Bloco de esquerda tem uma visão conservadora do mundo. Prefere uma economia central que concentra recursos no Estado e rejeita uma economia livre que concentra nas pessoas o futuro. Isto nada tem que ver com direitos ou justiça social - é uma concepção da sociedade. Já um liberal insiste que o motor económico devem ser as pessoas, reservando para o Estado um importante papel: assegurar que os direitos de cada um saem reforçados com essa intervenção. Ideologia, aqui, não conta. Ela surge depois, quando aparecem liberais mais à esquerda ou liberais mais à direita. O mesmo se pode dizer do CDS: eles têm da sociedade uma ideia central, privilegiando formas de vida em detrimento de outras. Um liberal não o concebe: ele aceita todas as formas de vida e quer um Estado que as reforce todas.

Martim Avillez Figueiredo, no i

1 comentário:

André Levi disse...

Manel, já por cá tenho andado a vêr as vistas, mas só agora me estreio a comentar um post do Café Odisseia!

E estreio-me com uma discordância. O CDS não é nem nunca foi um partido conservador. Nem na economia, nem na concepção de sociedade ou família, nem nas considerações morais e éticas.

O CDS é uma criatura híbrida. Não tem uma ideologia purista por de trás de si. O pensamento e a acção política são influênciados por diversas correntes de ideologia política. Há no entanto um consideravel predomínio da Democracia Cristã, que não é, pasme-se uma ideologia confessional ou sequer conservadora. Muito pelo contrário. Aliás, pressupõe um modelo de Estado Liberal! Assim, a Democracia Cristã não impõe uma particular concepção de sociedade, família ou indivíduo. Impõe uma particular concepção de Estado: uma Estado aberto (liberal), que conceba o indivíduo como o centro da sua acção, mas que dele exige um compromisso de responsabilidade social. Rege-se por um valor fundamental: a dignidade humana. Encontra a sua fundamentação teórica primordial na Doutrina Social da Igreja. Onde está o conservadorismo?

Já o liberalismo, "completamente livre, completamente solto", esse é conservador! Agarra-se a um conjunto de princípios imotáveis e persegue-os a todo o custo, por pior que isso, contas feitas, resulte para a realidade real, para a sociedade, para a família, para o cidadão, para o indivíduo, para o Homem.

eXTReMe Tracker