quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

problemas de interpretação

Um problema interessante que tem escapado a debate na FDUP, e principalmente entre os estudantes de Introdução ao Direito, é o caso da estranha intepretação de uma norma do regulamento da Liga Portuguesa de Futebol sobre o funcionamento de uma competição desportiva patrocinada por esta.
O Conselho de Justiça achou que era mais correcto interpretar conforme a intenção da norma e não de acordo com a correcção e o seu sentido "gramatical".
O problema está em considerar a expressão goal average a média de golos marcados e sofridos de uma equipa ao longo de uma competição, o seu significado literal, ou a diferença de golos marcados e sofridos ao longo de uma competição, que são coisas muito diferentes, aparentemente.
É claro que o CJ fez a escolha mais segura, mais justa, e à risca safou a Federação Portuguesa de Futebol de meter a pata na poça.
Fica o aviso a todas as colectividades desportivas para passar a usar expressões portuguesas nos seus regulamentos, que é a coisa mais "direitinha" de se fazer.
PS: fica a justificação do CJ:
Qualquer pessoa entende a expressão com esse sentido. Por exemplo, a expressão mister refere-se o treinador, porque nos primórdios do nosso futebol os treinadores eram ingleses.

4 comentários:

D. disse...

bom, eu sempre vi o goal average como a diferença de golos marcados e golos sofridos... penso que mesmo nas competições europeias é esse o critério que funciona. por mim, qualquer um deles serve, desde que o benfica perca.

Manuel Marques Pinto de Rezende disse...

é um erro comum.
goal average e goal difference são dois conceitos distintos, e o seu uso no regulamento foi uma enorme patranha.

D. disse...

depois de eu ter comentado este espaço neo fascista, devias no mínimo ter concordado comigo...mas não achas que no futebol se dá esse sentido comum? quando vês finais ou assim da champions league, o goal average aparece sempre nesses termos. talvez por isso haja uma diferença no poder dos golos marcados fora e os marcados em casa.

Manuel Marques Pinto de Rezende disse...

mas isso não é goal average daniela. aliás, eu já vi aparecer GD (goal difference) e também GA (goal average).
a verdade é que, por GA quem passava era o Belenenses e não o Guimarães...

e isto não é um espaço neofascista, é um espaço neoliberal com tendências fascistas.

eXTReMe Tracker