sábado, 25 de abril de 2009

E o Povo, pá? (IV)

Por Rui A., no Portugal Contemporâneo

O 25 de Abril de 1974, o 25 de Novembro de 1975 e a Constituição da República de 1976, instalaram a democracia em Portugal. De acordo com todas as definições, a democracia é o regime onde o povo determina o seu próprio destino e estabelece as regras que ele deve percorrer. Pois bem, pode o povo português fazer aprovar uma nova Constituição e fazer findar a vigência da actual? Não, não pode. Pode o povo português substituir a República por uma Monarquia? Não, não pode. Pode o povo português transformar o semipresidencialismo em parlamentarismo puro ou em presidencialismo? Não, não pode. Pode o povo português limitar seriamente o direito à greve? Não, não pode. Pode o povo português expurgar o método de Hondt do sistema eleitoral legislativo? Não, não pode.

Enfim, como pode então o povo português chegar a uma nova república, à 4ª, mais precisamente? Apenas e só como chegou à 3ª: por via do golpe de estado e da revolução.

1 comentário:

Amerio Sarmendo de Pimentel disse...

Concordo plenamente com o autor do blogue. Uma revolução que pretende impor uma democracia, e na verdade limita os próprios cidadãos de escolher o seu destino. Até que ponto queria o povo português a revolução? Não me recordo de grandes manifestações no antes 25 de Abril, e a verdade é que o pais já dava largos passos para a democracia. A revolução foi um risco muito grande, do qual poderia ter sido derramado muito sangue, e que na verdade apenas apressou o caminho da liberdade traçado por Marcello Caetano.

eXTReMe Tracker