domingo, 5 de abril de 2009

Carências Culturais

Religulous (trocadilho de “religion” com “ridiculous”), documentário de Bill Maher, no bom e lucrativo estilo de Michael Moore. Uma paródia às religiões que se define como politicamente incorrecta (fórmula de sucesso, sem dúvida), iconoclasta, detentora da Verdade.
Mais não é que uma prova de intolerância, de radicalismo ateu, paixão tão perigosa quanto o extremismo religioso.
Este documentário é obra de um indivíduo com graves carências de formação, composição de um ignorante que, certamente, divertirá um sem fim de pobres de espírito pelo mundo fora.


2 comentários:

Tomaz Falcão disse...

Tenho pena, apenas, da desonestidade intelectual que acompanha pessoas como o realizador do documentário. Porque brincam ofensivamente com as religiões - em particular com a Católica - mas esquecem, ou melhor, nem devem saber, da quantidade e da qualidade do trabalho realizado por membros da Igreja (religiosos e leigos), na assistência social, hospitalar, educacional, psicológica, missionária, (longas reticências), que caso não fosse realizado, tornaria o Mundo num palco de uma crueldade muito superior ao que é. Por isso é que o gozo com a religião não me afecta porque estou seguro na minha Fé, seguro na Igreja e seguro na Caridade e é por isso que eu consigo rir com as piadas deste documentário, com o humor que o realizador lhe introduziu. Gozem, brinquem, invectivem porque "os cães ladram e a caravana passa", diz o provérbio.

Pedro Jacob Morais disse...

O teu comentário ultrapassa o meu texto pela qualidade da informação. De facto, o realizador do documentário não deve conhecer a qualidade das acções desenvolvidas pela Igreja Católica (ele também parodia o Islamismo e o Judaísmo). Contudo, mais do que brincar com as religiões, este indivíduo goza e menospreza as pessoas que as professam...
"Pão e circo", o povo gosta.

eXTReMe Tracker