sábado, 25 de abril de 2009

E o Povo, pá? (V)

Luís Aguiar Santos, no Livre e Leal Português

Este monopólio socialista em torno da data tem tido vários efeitos inaceitáveis: a glorificação dos militantes comunistas opositores de Salazar, como se este fosse pior que o totalitarismo que os primeiros defendiam; a impossibilidade de se assumir os erros gravíssimos cometidos nas antigas províncias ultramarinas, entregues pela Coordenadora do M.F.A. aos aliados locais da União Soviética, numa estratégia que o P.C.P. manobrou e poucos à excepção dos spinolistas tentaram contrariar; a repetição ad nauseam da boutade da "revolução sem sangue" (claro que os que morreram nas províncias ultramarinas só em 1974-75 e que foram muitos mais do que as baixas dos dois lados durante a guerra de 1961-74 não são contabilizados porque já não são portugueses...); a dura verdade de que o País viveu em regime de ditadura militar e não em "democracia" nos anos de 74 e 75, com prisões arbitrárias, sem sistema judicial nem respeito pela propriedade privada, numa situação que só teve paralelo nas outras duas ditaduras oficialmente inexistentes da nossa história, as dos "governos provisórios" e das assembleias de partido único de 1820-1823 e 1910-1913; o esquecimento conveniente da incontornável verdade que a "obra social" do novo regime foi uma pura continuação dos programas sociais já delineados pelo Estado Novo, com a diferença da rédea livre dada à despesa pública.

2 comentários:

clara dos santos magalhães disse...

Não poderia estar mais de acordo com o autor do texto. As bárbaries praticadas entre 1974 e 1975 justificavam e demonstram por si só, que até 1974 tínhamos um regime preferível ao que se instaurou e que foi pelo pcp e sua propaganda, vendido ao povo como mais justo, quando claramente era um regime assassino, anti-patriótico e anti-democrático. Envergonho-me com os que ainda hoje celebram abril, quando a verdadeira liberdade apenas nos foi dada a 25 de Novembro de 1975!

Manuel Marques Pinto de Rezende disse...

obrigado pelo comentário clara.
eu, no entanto, não vejo o 25 de Novembro como uma data assim tão libertadora.

o golpe militar pró-democrático 25 de Abril deve ser celebrado, independentemente de se ser de direita, esquerda, socialista ou liberal.
a revolução, ou movimento revolucionário, que lhe seguiu, de inspiração socialista, é que deve ser acusado e estudado profundamente.

eXTReMe Tracker