Sobre as acusações de péssimo jornalismo que Marinho Pinto fez a Manuela Moura Guedes, pouco mais tenho a dizer que o que já tem sido discutido um pouco por toda a blogosfera nacional.
Penso, no entanto, que Marinho Pinto não compreende muito bem a posição de MMG. O novo buldogue do jornalismo português é a TVI. As campanhas suicidas que este canal tem vindo a executar, qual grupo de furiosos kamikazes, são uma receita lucrativa proporcionada pelo actual estado de coisas. As pessoas não gostam ou não querem ouvir falar da coisa pública, e a TVI filtra a mensagem de maneira a passar só a crítica mais arrojada e as declarações mais punjantes. Os alvos a abater são selecionados criteriosamente, e os falsos testemunhos e as confissões "furísticas" são o pão nosso de cada dia.
Haverá sempre alguém como Manuela Moura Guedes. Esse alguém não está à espera de ganhar o pullitzer ou ser referenciado com honras nas galas RTP. É apenas jornalismo que precisa e quer ganhar dinheiro com as fraquezas dos órgãos públicos. E é isso que as pessoas querem.
Sem comentários:
Enviar um comentário