quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Empregar e Tributar

O Estado vai integrar, este ano, mais 8 mil pessoas na Função Pública, distribuídas pelos sectores da Educação e da Saúde.

O crescimento do sector público não é sempre, mesmo para os liberais, um factor desconfortável. Desde que esse crescimento seja, claro, motivado pelas circunstâncias sociais e pelo crescimento de necessidades da população, e não pela cartilha ideológica do Nanny State.
Infelizmente, o caso português não é tão simples. A Função Pública, inchada pelo despesismo estatal e pelo seu papel de "empregador de socorro", perde a pouco e pouco toda a dignidade e estatuto que merecia nas décadas anteriores. Este movimento, que começa no 25 de Abril, exige dos governos medidas mistas que tornam cada vez o Serviço ao Estado um serviço a um empregador comum.
O Governo Socialista recusa-se a abrandar a despesa, prefere aumentar as tributações e os investimentos. Estes 8mil novos funcionários são um remédio a curto prazo que se repercutirá numa degradação da Função Pública a médio-longo prazo.

Sem comentários:

eXTReMe Tracker