quinta-feira, 13 de agosto de 2009

83 anos de resistência


10 comentários:

Duarte Canotilho disse...

"e a tua querida presencia comandante... che guevara...."

Duarte Canotilho disse...

Vá digam o que disserem o homem é emblemático (partidarismos à parte)
E lutou contra os estados unidos e os cubanos continuam a aguentar o embargo à 50 anos..

Pedro Jacob Morais disse...

não serão, certamente, os partidarismos, as centenas de fuzilamentos ou as traições a amigos que deixarão de fazer de Fidel um homem emblemático, um dos rostos do século, se preferires, para o bem ou para o mal...

Duarte Canotilho disse...

Era exactamente isso e muito mais do BOM e do MAL que faz dele um home emblematico

Manuel Marques Pinto de Rezende disse...

isso e os outros fuzilamentos feitos em Angola pelo exército expedicionário cubano (ensinou aos angolanos como matar os fascistas, bem como as mulheres, os filhos, etc., desses fascistas) bem como os fuzilamentos feitos pelo Che de boa memória e querida presença no Congo, etc.

e depois, essa enorme desculpa do embargo. a teoria é simples. cuba agride cidadãos americanos fechando-lhes os seus negócios e estatizando violentamente a sua propriedade privada.
a esquerda gosta disto.

os eua, esses fascistas, porque têm um conceito de cidadania individualista que vai para além da mera condução de massas, não gostou e reagiu.

a esquerda nao gosta disto.

de facto, os fascistas dos imperialistas neoliberais devem comer e calar, acatar as ofensas e insultos e agressões dos países sacro-socialistas.

depois, as politicas economicas cubanas teriam sucesso, nao fosse o embargo. ou seja, caso o mercado americano estivesse aberto, a economia cubana exportaria muito mais para outros países.
é aguentar o embargo, claro.
deixa ver se entendo como se aguenta um embargo cubano.

a economia americana é liberal capitalista - logo, não se quer que o estado decida o que importar ou não.

a economia cubana é socialista colectivista - logo, o estado decide o que importar ou não.

o embargo americano proibe a importação de artigos cubanos e exportação para cuba. é coisa que um socialista haveria de gostar, é o Estado a funcionar.
mas porque os eua nao consomem o açucar cubano, há um crime?

haverá o crime de o socialismo ser, regra geral, aplicado por gente sem espinha dorsal?

gente que mantém uma ilha no isolamento economico, cultural e politico?

isso para ti, duarte, é ser emblemático?
culpar os outros por um erro seu, patrocinar massacres por esse mundo, professar uma ideologia que só trouxe morte e pobreza ao mundo?

o que chamas de emblemático eu chamo de assassino. são as leves diferenças entre um liberal e um socialista.

Pedro disse...

olha que o embargo dura à mais do que 50 anos.

Manuel Marques Pinto de Rezende disse...

exacto, o embargo perdura desde o regime anterior a fidel. basta carregar na etiqueta cuba e ver uma data de textos consagrados à questão, escritos por mim.

Duarte Canotilho disse...

"culpar os outros por um erro seu, patrocinar massacres por esse mundo, professar uma ideologia que só trouxe morte e pobreza ao mundo?

Manel isso funciona também no reves contra o capitalismo. Alias tu condenas cuba de ter intervindo em angola, mas não te vejo a condenar os EUA por terem treinado o mesmo tipo de tropas e esquadroes "da morte", e tendo intervindo militarmente em Granada, no panama, nas honduras, no laos, no vietname...sem contar com a CIA no resto do globo E ai mataram os lideres locais e puseram ditadorezecos.... Mmmmm segundo o teu raciocinio isso é o que os gajos socialistas fazem não é???

ps: estas dicussões são o que nós chamavamos masturbação intelectual. " pontos de vista que não são conciliaveis, ou por interansigencia de 1a ou ambas as partes ou por serem literalmente inconciliaveis ;)

Manuel Marques Pinto de Rezende disse...

mas o capitalismo americano não está aqui em discussão. isso é não distinguir as coisas.

não é a maldade de uns que torna bons os outros. muito menos emblemáticos.

Hugo disse...

Estes heróis revolucionários que habitam o nosso imaginário, que inclusive vende t-shirts em catadupa com as suas caras...

Devemos retirar a mensagem de luta até à morte, de dedicação da vida a uma causa maior, de intervenção e de mostrar que podemos ser capazes...

Mas depois de retirada esta mensagem, devemos procurar nos afastarmos do homem real.
Esses foram assassinos e homens sem escrúpulos e provavelmente maus filhos e coisas horríveis do género.

Ao início fazia-me confusão por exemplo o culto a Che Guevara. Hoje compreendo o culto à mensagem, não ao homem que realmente existiu(esse não me parece admissível).

Quem não gosta de um bom Robin dos Bosques? No fundo não passava de um ladrão, apesar das boas intenções...

PS: É fácil argumentar que não se pode separar o mito do home, mas não me parece que seja inconciliável! (Jesus Cristo é um óptimo exemplo)

eXTReMe Tracker